Orixás

A sociedade iorubá cultua os ancestrais e os Orixás (Òrìsà), divindades ligadas aos diversos domínios da natureza. Na visão tradicional Iorubá, toda divindade venerável é considerada Orixá Para o africano a alma é energia e suas convicções embasam-se nas crenças nos ancestrais, nos orixás, na magia e medicina e nos fenômenos naturais.

Os Orixás representam a personificação das forças da natureza e dos fenômenos naturais: nascimento e morte, saúde e doença, as chuvas e o orvalho, as árvores e os rios. Representam os quatros grandes elementos (fogo, ar, terra, água) e os três estados físicos dos corpos (sólido, liquido e gasoso). Simbolizam, ainda, os três reinos (mineral, vegetal e animal), além dos princípios masculino e feminino, também presentes em sua caracterização. Tudo isso representa o poder vital, a energia, a grande força de todas as coisas existentes, denominada axé (àse): força de realização.

Os Orixás Primordiais

  • ÈSÚ: representa o equilíbrio, a ordem, a organização, a disciplina, a paciência. É o inspetor dos rituais e oferendas, estabelece a comunicação entre os mundos e as pessoas. É o guardião do axé (àse) dos òrìsà.
  • IFÁ-ÒRUNMILA: IFÁ simboliza a sabedoria, pois é o conhecedor de todas as coisas, o orientador para a tomada de decisão. ÒRUNMÌLÀ é o senhor dos destinos, é aquele que tudo sabe e tudo vê em todos os mundos que estão sob a tutela de OLÓRUN (Deus). Ele sabe de tudo sobre o passado, o presente e o futuro de todos os habitantes do ÀIYÉ (Terra) e do ÒRUN (mundo espiritual), por isso é chamado de “GBAIYEGBORUN – aquele que está no céu e na terra”.
  • ÒGÚN: é o civilizador, corresponde ao progresso, à transformação. É o desbravador que abre caminho para os outros, facilita a vida humana com seus ensinamentos e ajuda a descobrir a sua própria força vital (capacidade). Divindade de grande sabedoria, foi o escolhido por OLÓRUN para abrir caminho à civilização. Ògún é divino, forte, poderoso, é o senhor de um saber que lhe confere poder de transformação. Manifesta-se e objetiva-se na história do povo iorubá através do seu trabalho sobre a natureza do ferro e do fogo.
  • OBÁTÁLÁ: é o modelador dos corpos físicos, responsável pela harmonia, equilíbrio, paz e criatividade do ser humano. Totalmente identificado com a pureza, ÒRÌSÀNLÁ exige alto senso de moralidade por parte de seus cultuadores, que devem ser como a água da nascente. O devoto de Òsalá deve ter procedimento correto e coração limpo, no Brasil é mais conhecido como Oxalá.

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Orixá Orunmilá – Ifá

Ifá é a divindade primordial que representa os princípios do conhecimento e da sabedoria, conhecedor do segredo do destino dos homens e de tudo o que existe. O seu culto representa a reorganização do destino humano, como fonte de energia, sobrevivência e celebração da vida.

ÒRÚNMÌLÀ – sabe e conhece o destino de todos os homens e tudo o que tem vida em nosso mundo, pois ele estava presente no ato da criação do homem e da sua vida na terra, e é neste exato instante que IFÁ determina os destinos e os caminhos a serem cumpridos por aquele determinado espírito. É ele quem tem a vida e a morte em suas mãos, pois é a energia que está mais próxima e atuante de OLÓRUN, podendo ser a única entidade que tem poderes para suplicar, pedir ou implorar a mudança do destino de uma pessoa.

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Orixás Esú e Obaluwayé

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Orixás Caçadores

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Orixás Songò e as Yabás

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Orixá Egbé

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Òrìsà Funfun

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Obs.: Nesta página mantivemos a grafia original em iorubá de alguns termos. Entretanto, na publicações diárias e outros locais do site será utilizada a grafia em português a fim de facilitar a leitura e indexação dos textos.